1 de outubro de 2011

Município do Peso da Régua… com buraco colossal?!

Possível Ruptura Financeira no Município de Peso da Régua


Além da vergonhosa dívida que foi feita nos últimos seis anos, a Autarquia reguense não terá dinheiro para pagar as dívidas a curto prazo de gestão, entrando por essa razão em incumprimento.

Em causa estarão já os ordenados de Novembro e o subsídio de Natal dos funcionários da Câmara Municipal do Peso da Régua e das escolas sob tutela da Autarquia.

Se o Governo central não transferir dinheiro para a Autarquia reguense ficarão condenados os quase 350 funcionários.

O executivo municipal presidido por Nuno Gonçalves “herdou” do anterior executivo uma dívida de curto prazo no valor de 6 milhões de euros.

Em 2005, após tomar posse no seu primeiro mandato, Nuno Gonçalves ordenou que fosse feito uma auditoria à gestão anterior, nunca tendo sido público o seu resultado.
Passados seis anos, o actual executivo aumentou a dívida em mais 10,5 milhões de euros colocando-a no patamar dos 16,5 milhões de euros. A par desse facto, colocou em risco o futuro dos seus funcionários, gerando mau estar geral perante a possibilidade dos ordenados em atraso.

A má gestão, falta de visão, incapacidade e incompetência de quem (des) governa o Peso da Régua é patente nas atitudes e dispêndio e dinheiro a que fomos habituados desde há seis anos a esta parte.

Qual Alberto João Jardim e a exemplo do regime da Madeira, Nuno Gonçalves gere o Município através das suas ideias megalómanas prejudicando e hipotecando o nosso futuro.

Régua com futuro? Só se for para os industriais e empreiteiros “amigos” do executivo que se têm vindo a governar!!!

O caminho está traçado! A Câmara da Régua terá o fim já conhecido da Adega “Caves Vale do Rodo “ e da Casa do Douro, onde ninguém receberá ordenados, excepto os respectivos executivos!

- Sr Presidente, correm realmente os funcionários municipais o risco de não receberem já os ordenados de Novembro e o subsídio de Natal?

- Sr Presidente, qual é a dívida real da Município?

- Sr Presidente, qual é a dívida do Município à ADSE?

- Sr Presidente, qual é a dívida do Município aos empreiteiros?

- Sr Presidente, correm os empreiteiros riscos de falência por causa da falta de pagamentos por parte do Município?

- Sr Presidente, quais os encargos vindouros dos reguenses no que respeita à dívida actual e futura relacionada com, irá provar-se mais dia menos dia, a manutenção de alguns “elefantes brancos” produzidos pela sua gestão?

- Sr Presidente, qual é a solução para corrigir a gestão ruinosa que tem vindo a adoptar nestes últimos seis anos?

- Sr Presidente, com todas as obras e grandes projectos a serem financiados pela EU a mais de 80%, como pode ter quase triplicado a dívida?

- Sr Presidente, com tudo isto ainda pensa continuar com o projecto da Alameda dos Capitães?

- Sr Presidente, corre o Município riscos de entrar em incumprimento?


Peso da Régua, 1 de Setembro de 2011



Nota:

Elefante branco é uma expressão idiomática para uma posse valiosa da qual seu proprietário não pode se livrar e cujo custo (em especial o de manutenção) é desproporcional à sua utilidade ou valor. O termo é utilizado na política para se referir a obras públicas sem utilidade.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

8 comentários:

Rafael disse...

Acho que acções destas para destabilizar a câmara municipal e o seu autarca ficam mal a qualquer pessoa, especialmente aquelas atrás de computadores a escrever noticias falsas com argumentos falsos.

Fica o meu protesto!

Anónimo disse...

O que vai acima disso . Acho melhor investigarem bem o caso . Pode haver matéria judicial . Douropolis e afins . Investigue-se . senão acontece como o hospital que não fechava e afinal vai fechar . Cambada de mentirosos .

Anónimo disse...

Mas afinal de contas quem fechou ou iniciou o processo de fecho do hospital da régua? Que eu me lembro foi o socrates. O mesmo que iniciou ou fechou das maternidades e colocou as ambulancias todas na rua. será que há memória cusrta?

Anónimo disse...

Se isto é um movimento independente vejo que começam da pior forma. Quanto ao Hospital vejo o PS da Régua a torcer que este encerre, para poderem dizer que foi o PSD que o fechou etc... Mas desenganem-se esses ilumidados que o povo sabe bem quem tem. Quanto à divida, se ela existe, em simultaneo com obra é bom sinal, agora se existi-se sem obra aí era preocupante. Viva à Régua que está finalmente a tornar-se numa cidade como deve ser apresentavel e com serviços de qualidade..

Anónimo disse...

Ainda vão a tempo de dizer como antigamente - Viva a Empresa Granicostas, que é uma empresa de respeito.

Que se passou com esta empresa que nunca mais falaram dela?

Alguém sabe?


è que o silêncio foi completo.

Anónimo disse...

Foi à falência

Anónimo disse...

Vergonha de artigo, divida mas com obra é perfeitamente normal, agora nos anos anteriores o que aconteceu foi dividas e obras nem ve-las, mau demais...

Anónimo disse...

Caso INSÓLITO
Diretor e Presidente de Conselho Executivo/ Diretivo há mais de 20 anos com progressão na carreira como se fosse licenciado sem o ser.
O atual Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. João de Araújo Correia, recentemente eleito -16 de julho de 2011- apresentou-se a concurso, como sendo licenciado em Produção Animal na IUTAD quando, afinal, se verificou que nunca completou a licenciatura que diz ter.
De acordo com o Regulamento eleitoral para o cargo de Diretor, aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Geral Transitório, os candidatos que prestassem declarações falsas seriam excluídos automaticamente do concurso. A Comissão que acompanhou e verificou todo o processo eleitoral, na sua boa fé, não verificou se o candidato tinha ou não feito declarações falsas; aceitou-as como verdadeiras e, por isso, considerou que o ex Presidente da Comissão Administrativa Provisória, ex Diretor do Agrupamento vertical de Peso da Régua, ex Presidente do Conselho Diretivo/Executivo, reunia as condições para ser candidato a diretor do Agrupamento, vindo a ganhar a eleição com 12 votos contra os 9 que o seu opositor teve, no órgão que o elegeu - o CGT.

Faça-se JUSTIÇA!!!!!

REGIÕES TV - DEBATE SOBRE REGIONALIZAÇÃO